Noruega: um guia para o começo da viagem

Olá! Gente, este é aquele post amigo para quem ama viajar! A Noruega foi uma grande surpresa na minha vida. Até hoje, foi o destino mais diferentão para onde já fui. Eu tinha o sonho de ver a aurora boreal e pude viver esta experiência incrível no Ártico. Porém a Noruega não é só isso. O país tem uma história interessantíssima, ligada aos Vikings e a povos com forte tradição, como é o caso dos Sami. Além disso, as paisagens são de tirar o fôlego. Se você quer umas dicas para viajar para lá ou simplesmente quer conhecer a Noruega a partir das minhas experiências, fica comigo e lê até o final!

Quando ir?

Eu super recomendo ir no final de novembro.

  • Ponto nº. 1: Você curte o frio e a neve! Se você é de um país tropical, como o Brasil, é uma experiência única estar em meio àquela neve recém-caída, ainda muito fofinha e bem branca, limpinha, limpinha!

  • Ponto nº.2: Você aproveita as feirinhas de Natal, que são lindas de viver! É uma experiência mágica e que aquece o coração da gente! Lá tem desde roupas de inverno a comidas deliciosas. Isso sem falar nas bebidinhas que eles vendem e que descem aquecendo tudo. Não tem só vinho quente, mas sim uma variedade de outras bebidas. E você come e bebe em volta de uma fogueira num cenário muito fofo mesmo!

  • Ponto nº. 3: Você tem mais chances de ver a aurora boreal, pois, quanto mais escuro estiver, melhor a visibilidade. Em novembro, os dias já são bastante curtos e, no ártico, quase não há luz. Preciso dizer que ver as luzes da aurora boreal é uma experiência incrível? Acho que não, né?!

Como chegar na Noruega?

Nas minhas pesquisas, não encontrei nenhum voo direto para a Noruega partindo do Brasil. Já de Portugal, tem voos diretos que saem de Lisboa para Oslo, a capital, através da TAP. Mas a maior parte dos voos faz escala em algum lugar, quase sempre em Amsterdã.

O que nós fizemos foi comprar uma viagem low cost, através de uma companhia chamada Vueling, e levar uma mala pequena, só com o essencial, para não ter que pagar para despachar a bagagem. Saímos do Porto e paramos em Amsterdã, onde fomos recebidos com cerveja Heineken de graça… hahahaha Depois de uma maratona pelo aeroporto gigante de lá, pegamos um voo direto para Oslo operado pela Norwegian Airlines. Todos os voos foram tranquilos e deu tudo certo!

Se você quiser pesquisar preços de voos para a Noruega, clica aqui.

Como sair do aeroporto em Oslo?

Eu peguei o trem/comboio expresso para o centro de Oslo e super recomendo. Depois de uma viagem longa e com escalas, o mínimo que a pessoa quer é conforto e chegar logo no local de hospedagem. A empresa que escolhi foi a Flytoget Airport Express Train, que sai do próprio aeroporto e para em algumas estações até chegar no centro. Neste link que pus no nome da companhia, já consta os preços aplicados. É bom estar atento, pois, em certas condições, você pode pagar a metade do preço. No mais, o trem desta empresa é suuuper confortável, moderno e até diria que é de luxo. Nunca havia andado num trem assim.

Você também tem a opção de pegar um outro tipo de trem, menos confortável e mais demorado, ou de ir de ônibus/autocarro. Aí é uma questão de pesquisar e ver se vale a pena para você. Como eu estava hospedada perto da estação central, para mim, foi super tranquilo. Mas deixo aqui um site que dá orientação dos meios de transporte que você pode usar para sair do aeroporto.

Qual é a moeda da Noruega? As coisas são muito caras?

A moeda de lá é a Coroa Norueguesa ou Norwegian Krone (NOK). E, sim, as coisas são muito caras! Mesmo! É que temos de lembrar que estamos falando de um país nórdico, onde os salários são bastante altos e, consequentemente, o custo de vida também é. Por isso, você, muito provavelmente, não vai encontrar milhares e milhares de turistas pelas ruas, já que não é um turismo propriamente econômico. Mas, juro, gastaria cada centavo outra vez! Se você for poupadinho, como se diz aqui em Portugal, você consegue fazer refeições baratas e economizar dinheiro com algumas coisas. Presta atenção na dica seguinte!

Oslo Pass!

O Oslo Pass é uma grande solução para poupar dinheiro, principalmente se você adora conhecer museus e fazer passeios pelas cidades por onde passa. Mas não é só isso! Também dá descontos em restaurantes e lojas! As vantagens são muitas: entrada grátis em 30 museus e atrações de Oslo, passagem gratuita nos transportes públicos, descontos em bilhetes de concertos e em aluguel de ski, além de várias outras coisas.

Nós compramos o Oslo Pass de 72 horas, já que íamos passar mais um tempinho na cidade e queríamos ver muitas coisas. Se você quer saber os preços e as vantagens do Oslo Pass, clique aqui.

Onde ficar?

Gente, eu escolhi um Airbnb muito bacana e perto do centro. Mas, se o seu dinheiro der, fique mesmo no centro da cidade. Oslo é um lugar com muitas atrações centrais e com bons acessos a transportes públicos a partir do centro, o que é importante para que você possa conhecer os locais um pouco mais afastados.

Quando chegamos na reta final da viagem pela Noruega, voltamos para Oslo e ficamos hospedados em um hotel no centro da cidade, porém (desculpaaa!) eu não me lembro do nome para indicar para vocês. Não foi muito caro e só lembro que era super moderno, todo controlado por máquinas, do check-in ao check-out! Era tão moderno, mas tão moderno, que nós nem sabíamos o que fazer! hahahahaha

Vale a pena alugar um carro?

Na minha opinião, não. Em Oslo, você vai ter problemas para estacionar e para conseguir andar em certas zonas da cidade, pois, em algumas áreas, o tráfego só é liberado para transportes públicos. Além disso, eu não tenho frescura nenhuma em pegar um busão, tanto no meu cotidiano quanto em viagens. E, quando viajo, acho que o transporte público é capaz de fazer você entender melhor os locais, os seus hábitos, o seu comportamento. E, se for de transporte de superfície, é ainda melhor, porque, de quebra, você vai conhecendo a cidade.

É isso, gente! Este foi o primeiro post com dicas e alguns relatos da minha experiência na Noruega, sobretudo em Oslo. Mas virão mais posts por aí que mostrarão coisas incríveis que pude vivenciar, viagens maravilhosas pelo país e muitas surpresinhas que este lugar no topo do mundo pôde me proporcionar!

Agora fiquem com o vídeo do primeiro episódio da viagem para a Noruega! Beijoca grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *